sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sugestões de leitura para o vosso Verão - para a minha maltinha!

A última música - Nicholas Sparks

A ÚLTIMA MÚSICA é ambientado em uma pequena cidade praiana do sul, onde um pai afastado tem a chance de passar o verão com sua relutante filha adolescente, que preferia estar em casa, em Nova York. Ele tenta se reaproximar dela através da única coisa que eles têm em comum - a música - em uma história sobre família, amizade, segredos e salvação, e também sobre primeiros amores e segundas chances.





 A menina que roubava livros - Markus Zusak

Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.

 Saga Percy Jackson - Rick Riordan

Percy Jackson é um garoto, que ao descobrir que é um semi-deus, embarca em diversas aventuras. Junto com Annabeth Chase, Grover Underwood e muitos outros amigos, ele irá enfrentar criaturas que Percy só conhecia através dos livros de mitologia Grega.

Livro 1: O ladrão de Raios
Livro 2: O mar de monstros
Livro 3: A maldição do titã
Livro 4: A batalha do labirinto
                                       Livro 5: O último Olimpiano

Namoro é + Sexo é - Elaine Cruz


Tenho atuado como psicóloga por quase duas décadas. Durante este período, centenas de jovens e adolescentes têm freqüentado meus consultórios. Convivendo com eles pude conhecer suas ansiedades, preocupações e dúvidas referentes à vida nos dias atuais, principalmente na área do relacionamento sentimental.
As emoções individuais têm sofrido um estranho processo de mudança. As pessoas têm vivido relacionamentos cada vez mais curtos, e alguns envolvimentos, de tão rápidos que são, sequer podem ser chamados de relacionamentos. Para denominar tal comportamento foi criado um novo termo – ficar.
Hoje, a maioria dos jovens já não namora, mas fica com alguém, por algumas horas ou a duração de uma festa. O sexo tem sido apresentado pelos meios de comunicação como algo que pode ser praticado desde a adolescência, sugerindo que o relacionamento sexual entre jovens conduz a um conhecimento mais “intimo e salutar” entre namorados. E como resultado temos jovens portadores do vírus HIV, meninas grávidas ainda no inicio da adolescência, e rapazes que se tornam pais de crianças das quais poderiam ser irmãos.
Os jovens se vêem cada vez mais desorientados no que se refere ao namoro e ao sexo, principalmente aqueles que observam os valores cristãos de conduta e comportamento.




CONTOS DE BEEDLE, O BARDO, OS
ROWLING, J. K.

‘Os contos de Beedle, o Bardo’, livro que aparece em Harry Potter e as Relíquias da Morte como um presente do mestre Dumbledore para Hermione, reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling. Trata-se de uma coletânea de contos de fadas dos bruxos, trazendo histórias sobre o passado de Hogwarts e nomes já conhecidos dos fãs da série Harry Potter.
CREPUSCULO
MEYER, STEPHENIE

‘Crepúsculo’ marca a estréia da americana Stephenie Meyer, que assina uma saga de quatro livros. Em ‘Crepúsculo’ Stephanie narra a história de uma jovem que, ao se mudar para uma pequena cidade do Estado de Washginton, conhece um amigo enigmático pelo qual se apaixona.


MENINO DO PIJAMA LISTRADO, O
BOYNE, JOHN

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.


 
REVOLUÇAO DOS BICHOS, A
ORWELL, GEORGE 

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, ‘A revolução dos bichos’ é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram ‘A revolução dos bichos’ a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo.

 
Para os mais pequenos:

A Bruxa MimiA Bruxa Mimi vivia numa casa preta. Tinha tapetes pretos, cadeiras pretas, uma cama preta com lençóis pretos e quadros pretos nas paredes. Até a casa de banho era preta. Naturalmente, o gato dela também era preto. E por isso a Mimi estava sempre a tropeçar nele – até ao dia em que decidiu usar um pouco de magia...
VENCEDOR DO PRÉMIO DO LIVRO INFANTIL (atribuído pela Federação de Grupos do Livro Infantil)
Os ovos misteriosos
Era uma vez… uma galinha que, farta da dona lhe tirar todos os dias os ovos, decidiu fugir para a mata. Aí fez o seu ninho onde pôs um ovo. Mas ela teve que afastar-se em busca de comida, entregando a guarda do ninho a uma perdiz. Mas a perdiz foi-se embora. Vendo o ninho abandonado, alguns bichos apressados e desleixados que por lá passaram, iam deixando os seus ovos. A galinha chocou os ovos e deles nasceram um papagaio, um crocodilo, uma avestruz, uma serpente, um pato e um pinto. A todos ela tratou como se seus filhos fossem. Quando uma bruxa má tentou raptar o pinto, os irmãos adoptivos juntaram-se todos em sua defesa e salvaram-no. A peça acaba num clima de festa.
POESIA
Primeiro livro de Poesia
Constituído por obras de poetas de todos os países de língua oficial portuguesa, O Primeiro Livro de Poesia é um livro de iniciação, destinado à infância e à adolescência e onde procurei reunir poemas que, sendo verdadeira poesia, sejam também acessíveis ...(do posfácio de Sophia de Mello Breyner Andresen).
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Quando naquela cinzenta manhã de terça-feira o senhor Dursley deparou, ao sair de casa, com uma gata malhada que estudava atentamente um mapa, mal poderia imaginar todos os acontecimentos estranhos e misteriosos que se estavam a preparar. Mas, quando dez anos mais tarde, enigmáticas cartas endereçadas a Harry Potter, o sobrinho desprezado dos Dursleys, começam a chegar em catadupa lá a casa, é como se um raio atravessasse as suas mentes – o segredo que tão bem tinham guardado durante tanto tempo está prestes a ser revelado. O que poderá acontecer se Harry Potter descobrir que é um feiticeiro?
Harry Potter e a Câmara dos Segredos
Os dias de Verão com os Dursleys estavam a tornar-se insuportáveis. Harry Potter já não gostava muito de muggles, mas o pior é que tinha de passar os seus dias de férias em casa dos muggles mais muggles de todo o planeta e arredores. Não havia maneira de voltar para a sua querida escola de feitiçaria... E ultimamente mesmo esse regresso se encontrava ameaçado, pois duende Dobby não cessava de o avisar de que algo terrível o aguardava em Hogwarts... Nada mais nada menos do que a revelação dos misteriosos e ameaçadores poderes da câmara do segredos! O regresso do herói que está a conquistar jovens e adultos de todo o mundo numa aventura que te enfeitiçará até à última página.
C
LIVROS DE AVENTURA
Uma Aventura
Uma Aventura em Viagem (n.º 4)
Um telegrama deixa o grupo em polvorosa: convite para irem todos à Escócia. Ao princípio nem queriam acreditar, mas era verdade, e lá foram nas nuvens directos para o Castelo de Melrose. E a aventura começou logo a um ritmo alucinante: histórias de fantasmas, passagens secretas, gente suspeita, cavalos envenenados, uma biblioteca capaz de causar arrepios a qualquer um.
Apesar do susto permanente, montaram vigilância nocturna, foram sugados para zonas do castelo há muito esquecidas e quase morreram para descobrir a verdade.
Triângulo Jota
Ao Serviço de Sua Majestade
A mais movimentada da aventura dos três jotas durante uma visita escolar a Lisboa. Eles vão entrar num mundo perigoso de coisas secretas e no centro desse mundo está uma estranha associação criminosa: o Clube dos Dois Relógios. Quem são eles? E o que pretendem? Está em marcha uma terrível operação de ódio e vingança. Mas...
Os Cinco
Os Cinco e o Comboio Fantasma
Aquelas férias prometiam ser deliciosas! Os Cinco iam acampar sozinhos, ou quase, pois a única pessoa crescida que os acompanhava era o SR. Luffy, simpático e distraído professor apaixonado por insectos. Mas, para os Cinco, férias nunca serão férias se nelas não houver uma aventura. E, desta vez, ela surge com a descoberta dos “comboios fantasmas”, comboios que ninguém via, que não transportavam ninguém e circulavam a horas mortas numa linha-férrea abandonada. Quem os conduzia? Eis um mistério que os pequenos se propõem resolver e que vai custar-lhes muitos trabalhos.
Felizmente, há o Sr. Luffy, que não é tão distraído como parece… E é ele que salva os Cinco do sarilho em que se meteram…
Rosa, Minha Irmã RosaRosa, Minha Irmã Rosa
Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afecto da família — incluindo o Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios. Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir com mais ninguém. Será que Rosa vai continuar a ser «uma intrusa»?
Prémios e/ou outras distinções: 1979 - Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança
Clube das amigas
Os adultos passam o tempo a dizer-nos que estes são os melhores anos da nossa vida. Grande Tanga!!! Se são, então porque é que todos as jovens se sentem constantemente atormentadas? Se vão a uma festa ou têm um encontro importantíssimo com aquele rapaz supergiro que anda no 10ºC, logo lhes rebenta um furúnculo gigantesco mesmo na ponta do nariz!!! Depois são as mãos que se lembram de desatar a suar ou a voz que decide explorar novas sonoridades por conta própria e nos faz parecer um rádio velho e rouco. A Letty também já passou por tudo isso (ela agora tem 15 anos e 2 meses, portanto sabe do que está a falar). Ela teve uma ideia genial: fez uma obra em forma de ABC das preocupações das adolescentes de hoje, uma espécie de dicionário das alegrias, dores e de todas aquelas coisas de que nunca nos falam e que são aquelas que nos fazem a vida mais difícil - o divórcio dos pais, o sexo, fumar, as drogas e o sentido da vida. Se não te queres atormentar mais, é capaz de valer a pena dares uma olhadela…



Boas leituras, meus queridos e um Verão maravilhoso! 

Beijinhos e abracinhos,
Teacher 
Andreia


Sem comentários:

Enviar um comentário